14/05/12 | 11:56
SMTU recupera ponto de parada de ônibus da rua Argentina.

A Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) já reconstruiu o ponto de parada de ônibus da rua Argentina, bairro Parque das Nações, zona norte de Manaus.

No último sábado (5), em decorrência das fortes chuvas, a estrutura caiu sobre a rua. No mesmo dia, uma equipe de engenharia da SMTU foi ao local para avaliar os estragos e dar andamento à retirada do material.

As telhas de barro foram substituídas por telhas ecológicas feitas de garrafas pet. Mais leves, ecológica, resistente a radiação solar, versátil e fácil de instalar, as telhas já cobrem 27 abrigos de ônibus em Manaus de forma experimental. Os técnicos da SMTU constataram as vantagens desse material. Até o final do ano todos os 600 abrigos vão receber a cobertura ecológica.

Ao adquirir essa tecnologia, a SMTU contribui com a natureza e ao mesmo tempo dá mais conforto e proteção à população de Manaus. A SMTU inova o setor como um todo e Manaus passa a ser a primeira capital do país a utilizar esse tipo de telha no setor público.

Para cobrir um abrigo de seis metros por dois e meio é necessário em média 96 telhas. O que significa tirar das ruas 2 mil garrafas Pet. Em um ano, a SMTU irá tirar das ruas de Manaus um milhão de garrafas Pet, além de ajudar associações de catadores a ter uma boa renda com essa captação.

Ao utilizar a telha ecológica a SMTU cria uma cadeia positiva onde todos ganham. No ano passado, foram reformados 200 abrigos e este ano entram no planejamento de reforma outros 400, com recursos e funcionários da própria SMTU.

parada rua argentina