30/05/19 | 9:46
Prefeitura informa alterações de trânsito e transporte durante a Marcha para Jesus em Manaus

Altemar Alcantara-Semcom

O tradicional evento “Marcha para Jesus”, que acontece sábado, 1º/6, a partir das 12h, vai provocar alteração no trânsito e no transporte público, com interdições de vias e desvios de itinerários. Equipes da Prefeitura de Manaus acompanharão desde a concentração, no Centro, até o fim do evento, no Centro de Convenções Sambódromo, orientando a população.

 A programação iniciará às 12h, na Praça da Saudade, no Centro, com a interdição da rua Ferreira Pena entre as ruas Ramos Ferreira e Leonardo Malcher para concentração dos participantes, iniciando o trajeto por volta das 15h pela Ferreira Pena, seguindo pela Ayrão e Constantino Nery, até o Sambódromo, onde haverá uma celebração.

 O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana – Gestão de Trânsito (IMMU) vai contar com um efetivo de 133 agentes distribuídos ao longo do percurso para proporcionar segurança viária aos pedestres e fluidez nas vias adjacentes ao itinerário, inclusive durante a celebração, com a montagem operacional dos agentes de trânsito monitorando todo o perímetro até o final do evento.

 As linhas de ônibus que trafegam pela avenida Constantino Nery, nos dois sentidos, serão desviadas para a avenida Djalma Batista, a partir do viaduto de Flores. Fiscais de transporte do IMMU estarão nos locais do evento e imediações, com o objetivo de orientar motoristas do transporte urbano e passageiros.

 Devido ao grande número de pessoas participando da Marcha, serão interditadas as ruas Ferreira Pena, entre 10 de Julho e Leonardo Malcher, e Ramos Ferreira, entre Tapajós e Ferreira Pena, para a concentração. Durante o percurso, haverá interdições temporárias das vias, com a presença de agentes nos principais cruzamentos, ficando o trânsito liberado novamente após a passagem dos fiéis.

 Como fica o Trânsito

 – Os veículos que trafegam na Leonardo Malcher deverão seguir pela Getúlio Vargas ou Joaquim Nabuco.

 – Após a Marcha percorrer a avenida Ayrão e acessar a Constantino Nery, a circulação de veículos será liberada na Ferreira Pena para acessar a Álvaro Maia.

 – A avenida Constantino Nery ficará interditada no sentido Centro/Bairro da avenida Álvaro Maia até o cruzamento com a avenida Lóris Cordovil, de acordo com a passagem da Marcha.

 – Os veículos que trafegam na travessa Artur Bernardes, vindos da zona Oeste, serão desviados para a Constantino Nery sentido Centro. Caso necessário, o desvio será prolongado para a rua Emília Ruas, no São Jorge.

 – Os veículos e coletivos que trafegam na João Valério serão desviados para a avenida Djalma Batista.

 – O fluxo da Pedro Teixeira, sentido bairro/centro, será desviado à esquerda para a avenida Francisco Orellana.

 – Os veículos que trafegam no sentido avenida Torquato Tapajós para avenida Constantino Nery, devem seguir pela avenida Djalma Batista.

 Desvios de linhas e itinerários

 As linhas que trafegam na avenida Constantino Nery, nos dois sentidos serão desviadas para a avenida Djalma Batista, a partir do viaduto de Flores, com o seguinte percurso:

  Sentido bairro/Centro: avenida Torquato Tapajós, avenida Mário Ypiranga, avenida Djalma Batista, avenida Álvaro Maia, rua Elvira Dantas (Retorno no Centro de Convivência), avenida Brasil, avenida Constantino Nery (T1), Centro;

  Sentido Centro/bairro: Itinerário Normal até avenida Getúlio Vargas, avenida Joaquim Nabuco, avenida Djalma Batista, avenida Torquato Tapajós, itinerário normal;

 Com a interdição da avenida Leonardo Malcher, no trecho entre a avenida Epaminondas e avenida Getúlio Vargas, as linhas seguirão o seguinte fluxo: as linhas com destino ao Centro devem dobrar à esquerda na avenida Getúlio Vargas, seguir pela avenida Ramos Ferreira e avenida Epaminondas.

 As linhas com destino ao T1 e avenida Álvaro Maia seguem pela avenida Joaquim Nabuco, rua Praça Santos Dumont / avenida Álvaro Maia.  Já as linhas que trafegam na rua Tapajós devem seguir pela avenida Tarumã, avenida Getúlio Vargas, rua Ramos Ferreira e avenida Epaminondas;

 As linhas da avenida São Jorge serão desviadas, nos dois sentidos, pela avenida Emilio Ruas e seguir pela avenida Brasil até a avenida Álvaro Maia e T1. Já na avenida Loris Cordovil, as linhas seguirão o fluxo até a avenida Djalma Batista.

 O desvio das linhas para retorno aos bairros Dom Pedro e Alvorada deve seguir o seguinte fluxo no Sentido bairro/Centro: seguir pela avenida Djalma Batista, avenida Desembargador João Machado, rua D, rua Criciúma (rua 8) / rua Professora Rosa Gomes (esquerda) / rua Professor Abílio Alencar (rua 4).

 Durante a realização do evento, todas as linhas do Terminal Constantino Nery – T1, realizarão embarque e desembarque de passageiros no sentido bairro/Centro, pois os coletivos serão desviados pela avenida Djalma Batista. 

 As linhas que não possuem ponto de parada sinalizado no T1, no sentido bairro/centro, realizarão embarque/desembarque na primeira placa de sinalização, logo na entrada do terminal.

 O último Ponto de Parada localizado na avenida Djalma Batista, sentido bairro/Centro, será desativado temporariamente, durante a duração da marcha, a fim de proporcionar fluidez ao trânsito.