19/03/20 | 17:04
Permissionários de Executivos e Alternativos são orientados sobre combate ao coronavírus

Fiscais da Visa Manaus orientam permissionários

Fiscais da Vigilância em Saúde (Visa) da Prefeitura de Manaus orientaram, nesta quinta-feira,19/03, na sede do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), bairro de Flores, zona Centro Sul, representantes de doze cooperativas de transporte Executivo e Alternativo para explicar como podem se engajar no combate ao coronavírus. Os permissionários representam cerca de quinhentos microonibus dos dois modais que circulam diariamente na cidade e transportam mais de 120 mil pessoas.

A primeira orientação enfatizou que os microonibus devem circular sem ar-condicionado e com as janelas abertas para que a ventilação circule dentro do veículo. Além disso, os fiscais recomendaram o reforço na limpeza interna a cada quatro horas, após as viagens. A higienização das poltronas, do piso, das barras de sustentação, cortinas, janelas e dos filtros de ar-condicionado foram sugeridas como atividades de rotina.

O fiscal de saúde Augusto Kluczkovski informou que a limpeza é simples e deve se transformar em hábito constante entre os permissionários. “Basta passar um pano úmido com água sanitária nas superfícies e áreas onde há mais contato de usuários durante o percurso”, ensinou. Os fiscais entregaram folhetos explicativos e cartazes sobre o coronavírus que devem ser afixados dentro dos coletivos.

O diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Francisco Bezerra, fez a convocação aos representantes das cooperativas com o objetivo de intensificar a orientação aos permissionários nos dois modais. “Os proprietários dos microonibus prestam um importante serviço ao setor de transporte urbano da cidade. Por isso, eles também devem ser envolvidos nas ações determinadas pelo prefeito Arthur Neto para barrar a chegada do corona vírus em nossa cidade. Vamos continuar com o trabalho incansável para envolver todos os segmentos do transporte urbano no combate ao COVID-19”, informou o diretor-presidente.

Edmara Nascimento, permissionária do setor Executivo, destacou a  iniciativa do IMMU em convocar os permissionários. “Vamos multiplicar essas informações para todos os nossos colaboradores. Motoristas e cobradores estão dispostos a contribuir com estas ações para combater a expansão da COVID-19 em Manaus. Nossa participação está confirmada”, assegurou.

Fotos: Adriano Lima – Ascom IMMU