01/11/19 | 9:05
Feriado de Finados terá aumento de frota em linhas que atendem cemitérios da cidade e trânsito será alterado

A Prefeitura de Manaus determinou às empresas de transporte coletivo que reforcem neste sábado, 1º/11, feriado de Dia dos Finados, as linhas de ônibus que atendem os seis cemitérios da capital, com atenção especial ao Nossa Senhora Aparecida, no Tarumã, na zona Oeste. Os veículos irão operar com cartaz no para-brisa informando por quais cemitérios transitam.

As linhas 010, 211, 219, 213, 223 deverão operar com a frota de sábado, em virtude do grande deslocamento de usuários para o terminal de bairro localizado no Conjunto Augusto Montenegro, próximo ao Cemitério Tarumã.

Agentes de trânsito e fiscais de transporte do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) estarão nas imediações dos cemitérios orientando usuários do transporte e organizando o trânsito nos locais.

O monitoramento das vias no entorno dos principais cemitérios da cidade será realizado por 294 agentes de trânsito do IMMU, a partir da 0h deste sábado, 2/11. Com essa operação, a Prefeitura de Manaus vai facilitar o acesso dos visitantes aos cemitérios e garantir a fluidez do tráfego.

Nas áreas interditadas haverá orientação para desvios e opções de itinerário. Nos cemitérios mais afastados, os agentes de trânsito farão o monitoramento com o apoio de viaturas e motocicletas. Veja como fica o trânsito nos principais cemitérios:

São João Batista – A rua Maceió, zona Centro-Sul, será interditada a 0h de sábado, no trecho entre a rua Domingos Lima (atrás do Reservatório Mocó) e a avenida Álvaro Maia. O fluxo será desviado à direita para a rua Domingos Lima e, posteriormente, à esquerda para a rua Santos Dumont, em direção à avenida Álvaro Maia. No sentido Centro/bairro, a Maceió será interditada somente no horário da missa (18h) no trecho entre a avenida Álvaro Maia e a rua Domingos Lima.

A avenida Álvaro Maia será também interditada, a 0 h de sábado no sentido Praça 14/Compensa, no trecho entre as ruas Maceió e Santos Dumont. O desvio será à esquerda para a rua Major Gabriel, permanecendo a direita livre para a rua Maceió, até o horário da missa, às 18h.

Santa Helena – O fluxo de veículos nos corredores próximos ao Cemitério Santa Helena, no bairro de São Raimundo, zona Oeste, terá as seguintes alterações: a rua São Sebastião será interditada a partir das 5h de sábado, no trecho entre as ruas São Vicente e Jerônimo Ribeiro, atrás do cemitério.

Nossa Senhora de Aparecida (Tarumã) – A avenida do Turismo, zona Oeste, não será interditada no Dia de Finados. Apenas os retornos no canteiro central em frente ao cemitério serão fechados. O acesso ao cemitério será realizado pelo primeiro portão e a saída pelo portão da frente (principal). Nas proximidades do cemitério não será permitido o estacionamento.

São Francisco – No Cemitério de São Francisco, bairro do Morro da Liberdade, zona Sul, a rua Cel. Pedro de Souza será interditada a partir das 5h da manhã de sábado, entre as ruas São Benedito e Brasília.

Santo Alberto – Situado na Colônia Antônio Aleixo. Interdição apenas da rua Monteiro Maia, na frente do cemitério, no horário das 6 às 18 horas.